Diferenças
Imprescindíveis
Ordenar X Autorizar
A questão de determinar realizações
em ambientações corporativas é uma atividade muito comum nos dias atuais.
Delegar atividades é essencial para que as realizações possam ser feitas a
contento: conforme a necessidade empresarial. Pode ser contada duas opções bem
diversas com relação à questão da delegação de atividades. Uma delas é a
denominada ORDENAR e a outra é denominada AUTORIZAR.
ORDENAR significa expedir determinado
mando com relação a alguma atividade a ser desempenhada. Já a questão do
AUTORIZAR é uma forma sim de delegar uma responsabilidade. Entretanto a
realidade da posição daquele que faz uma determinação se apresenta bem
diferente: muito mais colaborativa e participativa. As essenciais diferenças
entre ORDENAR e AUTORIZAR são consideradas a seguir:
ORDENAR AUTORIZAR
Delegar sem participar. Delegar
com participação focada e atuante.
Considerar a responsabilidade do outro. Compreender que a responsabilidade é tanto
do outro quanto dele que delegou a
ordem.
Envolvimento restrito e desinteressado. Envolvimento total.
Compreensão parcial ou limitada da Compreensão
total da realidade, devido à
situação. oportuna
participação.
Desestímulo ao envolvimento com a Estímulo
e participação com a função do outro.
função do outro.
Não há relevância completa quanto à A colaboração é realizada de modo
constante e
colaboração. com contribuição e possibilidades de atuação.
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