Crescimento Profissional
16° - Desejar Escutar
“A Para a arte de viver, é preciso saber a arte de
ouvir, sorrir e ter paciência... sempre.”
Fehrer
Em tempos atuais, o que menos se tem é tempo. As
atividades exigem tanto dos profissionais que sobra cada vez menos tempo para
que o outro possa ser atendido sem suas necessidades de trabalho. Tem sido
perdida uma grande oportunidade de aproximação entre as pessoas. A reavaliação
do contato com o outro deve ser primordial para que as relações futuras não
sejam perdidas.
Hoje em dia mais se fala do que se deseja; algumas
vezes se permite ouvir de modo mais ou menos concentrado o que o outro diz.
Porém a melhor forma de interagir com o semelhante é desejar escutar. O
profissional pode ouvir, mas não escutar. Escutar o outro é envolver todo o
foco e atenção naquilo que está sendo dito. E, além disso, interagir de modo
proativo em favor daquele que fala.
Escutar é uma competência essencial. A comunicação
aberta e transparente permite que distâncias sejam diminuídas e objetivos em
comum sejam aproximados. Aquele que atenta para o que o outro fala, está
ganhando muitas oportunidades e tempo. Escutar é favorecer a todos os
envolvidos e, principalmente á empresa. Alguns
pontos a serem considerados a respeito da característica de DESEJAR ESCUTAR,
são:
- Escutar sempre.
- Propiciar momentos de maior interação.
- Escutar com respeito aos demais envolvidos.
- Se importar com o que o outro diz e com o que
pensa.
- Oferecer meios para dar atenção necessária ao
momento.
- Sempre refletir e ponderar adequadamente a outra
opinião.
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