Pesquisas PMI

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Crescimento Profissional 20° - Críticas Construtivas

Crescimento Profissional
20° - Críticas Construtivas

“Crítica que principia por nós é a melhor de todas”
        Camilo Castelo Branco

Em todas as operações de trabalho, pode aparecer a formação de determinadas críticas. Geralmente a maior parte dos profissionais não consegue ter uma postura receptiva as críticas. Tendem a considerar que as críticas recebidas são injustas ou mesmo não procedem conforme a realidade. Mas, caso reflitam bem, podem retirar boas oportunidades.

Uma das consequências de uma apreciação minuciosa é a crítica. No cotidiano, as pessoas colhem impressões daquilo que é feito pelos outros. Em algumas oportunidades aparece a venenosa crítica destrutiva que apenas tem por objetivo realizar o mal. Por outro lado, existe a crítica positiva que tem o objetivo de permitir que o profissional cresça ou tenha dilatado aperfeiçoamento.

A melhor forma de lidar com as críticas é fazer com que se tornem produtivas. Quanto às destrutivas, avaliar se há algo positivo a absorver. Com relação às construtivas; determinar as melhorias a serem realizadas e os melhores meios para alcançar esse objetivo. Alguns pontos a serem considerados a respeito da característica das CRÍTICAS CONSTRUTIVAS, são:

- Compreender o valor da crítica.
- Discernir o que é bom para ser aproveitado e o que é ruim.
- Sempre aproveitar a oportunidade da crítica para sobressair.
- Refletir muito para identificar qual a crítica construtiva e qual é a crítica
  negativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário