Crescimento Profissional
20° - Críticas Construtivas
“Crítica que principia por nós é a melhor de todas”
Camilo Castelo Branco
Em todas as operações de trabalho, pode aparecer a
formação de determinadas críticas. Geralmente a maior parte dos profissionais
não consegue ter uma postura receptiva as críticas. Tendem a considerar que as
críticas recebidas são injustas ou mesmo não procedem conforme a realidade.
Mas, caso reflitam bem, podem retirar boas oportunidades.
Uma das consequências de uma apreciação minuciosa é
a crítica. No cotidiano, as pessoas colhem impressões daquilo que é feito pelos
outros. Em algumas oportunidades aparece a venenosa crítica destrutiva que
apenas tem por objetivo realizar o mal. Por outro lado, existe a crítica positiva
que tem o objetivo de permitir que o profissional cresça ou tenha dilatado
aperfeiçoamento.
A melhor forma de lidar com as críticas é fazer com
que se tornem produtivas. Quanto às destrutivas, avaliar se há algo positivo a
absorver. Com relação às construtivas; determinar as melhorias a serem
realizadas e os melhores meios para alcançar esse objetivo. Alguns pontos a
serem considerados a respeito da característica das CRÍTICAS CONSTRUTIVAS, são:
- Compreender o valor da crítica.
- Discernir o que é bom para ser aproveitado e o
que é ruim.
- Sempre aproveitar a oportunidade da crítica para
sobressair.
- Refletir muito para identificar qual a crítica
construtiva e qual é a crítica
negativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário