Pesquisas PMI

segunda-feira, 17 de março de 2014

Expansão de Produtividade: 7 - Brandura da Crítica

Expansão de Produtividade:
 7 - Brandura da Crítica
“O homem que não aceita crítica não é verdadeiramente grande.“
                                                                                                          Frases Judaicas
Em último artigo, foi considerado a importância de oferecer o elogio. Este é uma das formas que profissionais podem melhor se aproximar e crescer em conjunto. Além do elogio, há outras formas de interagir com o profissional de modo que seja retido o melhor de seu empenho e produtividade. Uma das formas de atingir essa meta para com o profissional é considerar as oportunidades de uma forma construtiva de exposição de CRÍTICA.
Há dois tipos de CRÍTICA. Uma delas remete a consideração de algo para que haja comprometimento indevido da situação ou da pessoa: essa seria a chamada crítica destrutiva. Já a CRÍTICA que possui o objetivo de alertar para que medidas ofereçam melhorias a alguém ou a uma situação é denominada de crítica construtiva. Essa última pode oferecer excelentes resultados. Porém, a crítica destrutiva, apenas atrapalha e compromete operações de trabalho.
Em todo o processo de construção da CRÍTICA, deve ser considerado qual delas está sendo utilizada. Ao que deseja oferecer críticas construtivas, apenas crescimento e bom desenvolvimento oferecerá: e isso é altamente relevante.  Alguns meios práticos para que o profissional esteja engajado nessa nova forma de interação profissional na BRANDURA DA CRÍTICA, são:
- Ponderar as palavras e gestos.
- Aplicar de forma construtiva a crítica.
- Encontrar o melhor momento para a ação.
- Compreender o melhor ambiente para a realização.
- Ter cuidado para que não exista constrangimento à pessoa.
- Sempre ter os princípios da ética e da moral antes da ação criteriosa.
- Ter plena certeza da consideração antes de esboçar palavras a respeito
   do assunto em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário