Expansão de Produtividade:
7 - Brandura da Crítica
“O homem que não aceita crítica não é verdadeiramente
grande.“
Frases Judaicas
Em último artigo, foi considerado a importância de
oferecer o elogio. Este é uma das formas que profissionais podem melhor se
aproximar e crescer em conjunto. Além do elogio, há outras formas de interagir
com o profissional de modo que seja retido o melhor de seu empenho e
produtividade. Uma das formas de atingir essa meta para com o profissional é
considerar as oportunidades de uma forma construtiva de exposição de CRÍTICA.
Há dois tipos de CRÍTICA. Uma delas remete a consideração
de algo para que haja comprometimento indevido da situação ou da pessoa: essa
seria a chamada crítica destrutiva. Já a CRÍTICA que possui o objetivo de
alertar para que medidas ofereçam melhorias a alguém ou a uma situação é
denominada de crítica construtiva. Essa última pode oferecer excelentes
resultados. Porém, a crítica destrutiva, apenas atrapalha e compromete
operações de trabalho.
Em todo o processo de construção da CRÍTICA, deve ser
considerado qual delas está sendo utilizada. Ao que deseja oferecer críticas
construtivas, apenas crescimento e bom desenvolvimento oferecerá: e isso é
altamente relevante. Alguns meios práticos para que o profissional esteja
engajado nessa nova forma de interação profissional na BRANDURA DA CRÍTICA,
são:
-
Ponderar as palavras e gestos.
-
Aplicar de forma construtiva a crítica.
-
Encontrar o melhor momento para a ação.
-
Compreender o melhor ambiente para a realização.
- Ter
cuidado para que não exista constrangimento à pessoa.
-
Sempre ter os princípios da ética e da moral antes da ação criteriosa.
- Ter
plena certeza da consideração antes de esboçar palavras a respeito
do
assunto em questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário