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segunda-feira, 15 de julho de 2013

Disciplina Total - O Processo da Formação de Etapas

Disciplina Total
O Processo da Formação de Etapas

“A mudança para melhor só tem início quando se enxerga, com clareza, a próxima etapa.“
 Norbert Wiener

A questão da formação do processo da etapa recai exatamente sobre a finalização daquilo que se procurou fazer. Normalmente, esse período é dividido em pelo menos três fases: início, meio e fim. Em muitas circunstâncias, essa subdivisão é bem simples e satisfaz a necessidade de um trabalho. Em outros projetos, essa subdivisão simplista não é suficiente para que a periodicidade seja devidamente calculada. Nessa condição, aparece a necessidade de realizar o Processo da Formação de Etapas.

A formação de Etapas é muito comum em diversas operações de trabalho. Entretanto, é muitíssimo má utilizada quando tange a aspectos administrativos que envolvem planos estratégicos. Caso fossem administrados nesse âmbito, a exemplo de outros setores como o industrial; poderiam os gestores e consultores alcançar maiores resultados em menor tempo. O tempo de planejamento estratégico seria praticamente nulo frente às possibilidades de ganho de produtividade e de períodos.

São incontáveis as formas que podem ser planejadas a Formação de Etapas. Cada um possui sua própria forma e com resultados importantíssimos. Entretanto, essa tarefa exige um mínimo de experiência e cultura avançada quanto aos aspectos que tangem a realidade de um setor e de uma empresa. Alguns exercícios práticos para que o profissional possa realizar para que se desenvolva no âmbito do PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ETAPAS são:

Ter ciência do término de modo exato.
Não ser pessimista frente a possíveis atrasos.
Não perder o ritmo mediante adiantamentos.
Construir possíveis cenários de atrasos ou adiantamentos.
Favorecer o incremento de criatividade em etapas não previstas.
Gerir o tempo de cada etapa e realizar alterações ao longo do tempo.
Consolidar várias formas de execução e analisar os possíveis ganhos.
Utilização de ferramentas computacionais ou de elementos de escrita.
Gerenciar equipes e níveis de produtividade, juntamente com resultados.
Permitir aos envolvidos, ganhos e benefícios mediante as tarefas cumpridas.

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